Blog

Investir em IMÓVEIS agora é um bom negócio?

        Sem dúvidas a pandemia do novo corona virus despertou a cautela da população quando o assunto é investimento. Como investir neste cenário? Tem sido uma pergunta frequente nos cafezinhos nas imobiliárias. Com certeza em imóveis é a resposta correta. Porém não basta fazer esta afirmação, então me permita mostrar o por que!

        Em um primeiro momento é importante salientar que as características socio economicas de uma região, deveriam ser a primeira informação a ser analisada. Consideramos que em nossa região OESTE - PR, há predominancia a agroindústria é o carro chefe, então ficar de olho nos indicadores produtivos é tarefa de casa. As informações são animadoras, com projeções de super-safras no cultivo do soja, há sem dúvidas inúmeras possibilidades para investir esse recurso. Pergunte a um agricultor se ele tivesse a oportunidade de adquirir mais terras para plantio, qual seria sua resposta? Provavelmente seria sim, ampliaria minha área produtiva. Logo os setor imobiliário está intimamente ligado ao desenvolvimento deste setor importnatíssimo não apenas para o Oeste Paranaense para para todo o Brasil. Desta forma cada região possui suas peculiaridades economicas e que demanda análise.

       Constatando o setor aquecido, logo entende-se que há favorabilidade para investimentos, então é necessário avaliar o melhor deles a se fazer. Em pesquisa ao longo dos anos, verifca-se que o brasileiro em geral é conservador quando se trata de investir dinheiro. A opção favorita dos brasileiros é a Poupança Tradicional, porém com a baixa taxa básica de juros, a SELIC, os rendimentos neste produto tem sido baixo, com rendimentos na casa de 0,25%.a.m. acompanhado por produtos similares como os produtos de renda fixa balisados pelo CDI, entretanto este indice também acompanha de certa forma a SELIC, sendo um pouco mais rentável na modalidade de pré-fixado, que é quando você opta por deixar o recurso aplicado por prazos superiores a 181 dias. Entretanto, mesmo assim, dificelmente ultrapassam 0,30%.a.m. 

       Então, ofereço uma olhar um pouco mais clinico para o setor imobiliário e alguns informações que certamente irão despertar o seu interesse caor leitor. Não é de hoje que ouvimos falar que , investir em imóveis é o melhor investimento. E para falar a verdade, continua sendo uma afirmação bastante contundente, com indices de valorização variando entre 10% a 30%, a média de 15% é considerada uma realidade evidente. Se trata de um investimento seguro, e que literalmente paga mais que a poupança ou similares, com baixo=íssimo risco. 

    Aproveito para salientar que é extremamente aconselhável ser atendido por um corretor imobiliário credenciado, para garantir sua segurança no investimento, bem como tirar suas dúvidas. Não aceite negociar um imóvel sem a ajuda de um especialista. Uma análise simples a ser feita é, quando você está doente busca um atendimento médico com um profissional certificado ou com alguém que ouviu dizer poder ajudar? Bom, eu não entregaria minha saúde a alguém desqualificado. O mesmo entendimento é quando se trata de sua saúde financeira e no momento de investir em imóveis. Lembre-se disto!
     Mas então, qual é o melhor investimento em imóveis? A inumeras opções e o "termômetro" é nada mais que o seu potencial de investimento. Tendo em vista que o mercado imobiliário está aquecido, todo empreendimento de boa fé e bem estruturado, terá saída. Investimentos partem desde a aquisição de um terreno parcelado até a verticalização das habitações, no caso prédios mistos, com predominancia residencial, mas dispondo também de salas comerciais. Se você é um investidor majoritário ok, mas é possível adquirir uma parte deste investimento grandioso. Grande parte dos empreendimentos dispoem de parcelamentos próprios e atrativos com juros baixos, oferecendo um belo percentual de retorno do investimento. 

      Invista em imóveis, e veja seu patrimônio crecer consideravelmente mais que os produtos de poupança e similares. Procure hoje mesmo seu corretor de confiança e faça um bom negócio. 

 

Felipe A.L. de Souza

Especialista imobiliário e financeiro